quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Não a tentativa de golpe na Venezuela!



Para o Comitê Estadual da Refundação Comunista no Pará, as recentes proposições adotadas pelos segmentos direitistas e pró-imperialistas, derrotados nas últimas eleições na Venezuela, contra a posse do Presidente Hugo Chavez, marcadas para o dia de hoje, tem o nítido caráter de um golpe de Estado da extrema direita. O Presidente foi reeleito democraticamente e seu novo mandato só se encerra em 2019.

O pretexto para a tentativa de golpe é a ausência do Presidente Chavez do país, por motivo de tratamento de saúde, e sua impossibilidade de assumir formalmente o novo mandato no dia de hoje, o que já foi refutado pela Suprema Corte, por unanimidade, no dia de ontem. As forças reacionárias que tramam contra a vontade majoritária da população são as mesmas que sustentaram ditaduras ao longo de décadas. 

Os golpistas são membros das oligarquias latifundiárias – que desprezam a vontade popular, conspiraram para derrubar Chavez em 2002 e tentam impedir os êxitos conquistados pela Revolução Bolivariana, enfim, são setores historicamente antidemocráticos, direitistas e aliados ao imperialismo, em particular ao estadunidense. 

Sendo assim, para a Refundação Comunista no Pará, a tentativa de golpe de estado não é um fato que se restrinja às fronteiras venezuelanas. Trata-se de uma ação que visa manter e reforçar a dominação imperialista no Continente. Para tanto, conta, com respaldo direto do imperialismo americano. Para a Refundação Comunista, é preciso denunciar a tentativa de golpe e lutar para derrotá-lo e impedir qualquer retrocesso político e social – dentro e fora da Venezuela.

Para nós, a melhor forma de barrar o conservadorismo é realizar e aprofundar reformas que interessem as grandes maiorias nacionais. Para tanto, é urgente construir a unidade dos segmentos comprometidos com os trabalhadores e o povo, com a soberania e os interesses nacionais, com avanços e progressos sociais e com os direitos e as liberdades democráticas. Só com a mobilização e organização popular será possível sustentar governos que queiram impulsionar processos de transformação social, por mais moderados que sejam. Assim, unidos, será possível derrotar a reação e construir, a partir de cada país, a Pátria Grande de que nos falou Bolívar.



Diante deste quadro, a Refundação Comunista no Pará:


· rechaça as manobras golpistas, adotadas pelos setores reacionários da Venezuela, e a tentativa de interromper um processo legítimo, de avanços que consolide amplas reformas no País;

· manifesta sua solidariedade, e o seu apoio, ao Presidente e ao povo venezuelano;

· uni-se às vozes antigolpe e convoca as organizações democráticas, progressistas e populares – do Brasil e do Continente – a rechaçarem a tentativa golpe de estado e lutarem para garantir que o presidente Hugo Chavez assuma e cumpra integralmente seu mandato;

. coloca-se junto à resistência e nas lutas em defesa de melhores condições de vida para os irmãos venezuelanos, inclusive no seu direito inalienável de defender, de todas as formas, as conquistas da Revolução Bolivariana;

· conclama os governos democráticos do Continente a tomarem medidas que garantam a posse e o mandato de Hugo Chavez e sua luta em defesa das liberdades democráticas e das transformações sociais;


· põe-se à disposição do povo venezuelano, e de seu legítimo presidente, para colaborar, no que julgarem necessário, na sua justa luta.

Belém do Pará – 10 de Janeiro de 2013.
Comitê Estadual da Refundação Comunista – RC/Pará.

FONTE: E-Mail recebido dia: 24 de Janeiro de 2013 às 9h09 
Luis Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário